
Mais um momento de intensa demonstração de fé marcou o amanhecer da 82ª Romaria Estadual da Medianeira: foi a caminhada dos jovens até a Catedral de Santa Maria para buscar a imagem da Mãe Medianeira para o início da procissão.
Às seis e quinze da manhã, o grupo partiu com grande entusiasmo, contando com carro de som, cantos e orações. O percurso, que combinou alegria e dinamismo foi guiado pelo Padre Cristiano Quatrin. Em um gesto simbólico, os jovens carregaram uma réplica da Cruz Peregrina Jubilar, usada em Roma.
Raul Maffini, agricultor de 27 anos, é o coordenador do movimento juvenil há quatro edições e destaca a importância desse momento para a Arquidiocese. Ele conta que a iniciativa surgiu a partir de um pedido do Arcebispo Dom Leomar Brustolin. “O Dom manifestou o desejo de 'ver o rosto jovem dentro da Romaria da Medianeira',” explica Raul. Desde então, a presença da juventude se consolidou e o grupo atua não apenas no voluntariado, mas também integrando os diferentes espaços e funções durante toda a programação da celebração.
Raul demonstra muita emoção ao ver a nova geração abraçar o evento com tanta dedicação: “É muito bonito ver a juventude procurando a Igreja, procurando estar conectada com Deus no seu formato, no seu jeito jovem de rezar, com cantos, e orações”, relata o coordenador do grupo.
Nesta caminhada simbólica de fé, se renova a tradição de jovens em missão de evangelização. A administradora Gabriela Comin, de 32 anos, e seu esposo Fernando Iensen, engenheiro mecânico, também de 32 anos, foram dois dos jovens a participar da caminhada, após um convite do Movimento de Cursilhos de Cristandade. Gabriela, que já tem histórico de participação na Romaria (em vigílias, como romeira e também como voluntariado), ressalta o sentido missionário do gesto: “Essa caminhada da juventude com a cruz peregrina tem um significado especial: somos chamados à missão de evangelizar! Somos agentes de transformação onde quer que estejamos, e Maria nos guia nesse caminho. Para mim, é momento de agradecer e fortalecer a fé para seguir na jornada”, afirma Gabriela.
A participação juvenil garante que a tradição da Romaria seja passada adiante, reforçada pela energia, devoção e o compromisso da nova geração com a fé.
Texto: Tayna Lopes (UFN TV)
Fotos: Rafaela Machado (Pascom) e Guilherme Cezar (ASCOM)