
A 82ª Romaria Estadual da Medianeira chegou ao fim neste domingo com a tradicional missa de encerramento, marcada pela emoção e pela gratidão dos fiéis. Segundo a organização, esta edição foi especialmente significativa por consolidar o novo horário da procissão, especialmente durante o ano jubilar celebrado pela Arquidiocese. O momento, presidido pelo Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria e Presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Dom Leomar Antônio Brustolin, contou com transmissão da TV Aparecida e presença do Coral do Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.
“Quando as famílias voltam, todos se alegram, porque sabemos que não guardamos para nós o que recebemos de nossos pais e de nossos avós. Seja Medianeira, faça a mediação pelos outros, para o bem de todos rezem uns pelos outros. Não reze apenas para si”, evidenciou o Arcebispo.
Para o Irmão Alan Patrick Zuccherato, Missionário Redentorista da TV Aparecida e do Santuário Nacional, “a missa de encerramento é uma grande ação de graças por esse tempo todo de festa pela Romaria da Medianeira. E como todos os anos, ela está em sintonia com esse ano especial, é o ano santo, nós estamos vivendo o Jubileu da Esperança, e o tema diz isso, sob o olhar da Medianeira, somos peregrinos da esperança. A gente vem a um santuário para rezar e voltamos para evangelizar”, destacou.
“A gente já nasceu em um berço bem católico, então essa fé e devoção à Nossa Senhora sempre fizeram parte da nossa vida”, contou Lair Maria Dalcin Dotto, de 70 anos, natural de Dona Franciscana, Quarta Colônia. Ela relembrou que conheceu João Luiz Pozzobon, o missionário que levava a imagem da Mãe Rainha pelo interior, e foi por meio desse contato que passou a frequentar o Santuário da Medianeira, onde mora próximo. Com emoção, compartilhou ainda um testemunho de fé: “Eu não podia ter filhos, mas uma senhora profetizou que eu estaria gestando um bebê. Nove meses depois, nasceu a Maria. Hoje ela tem 19 anos e canta no coro da Medianeira, sempre muito envolvida com a juventude e com Nossa Senhora”, finalizou a fiel.
Texto: Gabriela de Flores Neto (Jornalista Assecom UFN) com colaboração de Isaac Brum Dias (Estagiário de Jornalismo UFN)
Fotos: Guilherme Cezar (ASCOM)