
Às 15h desse domingo, Dom Evaristo Spengler presidiu a Missa da Saúde na Basílica da Medianeira. Ele fez questão de destacar a impressionante presença de mais de 250 mil peregrinos que se dirigiram ao Santuário naquele dia, motivados pela fé e gratidão à Mãe Medianeira, a quem vieram agradecer e fazer seus pedidos.
Ao refletir sobre a leitura de Ester, o bispo lembrou a atitude da rainha que intercede por seu povo diante do rei, tendo seu pedido atendido com misericórdia. Dom Evaristo explicou que este gesto é uma revelação do papel de Maria, que também se coloca diante de Deus para interceder por seus filhos, levando as súplicas do povo ao seu filho Jesus. Em seguida, comentando o salmo, o bispo destacou que a face de Deus resplandece sobre nós quando caminhamos na luz e nos dedicamos a cuidar uns dos outros. Ele afirmou que Maria nos ensina a reconhecer esse olhar de ternura de um Deus que acompanha o seu povo.
Sobre o Evangelho das Bodas de Caná, Dom Evaristo recordou que Maria, ao perceber a falta de vinho, solicita a ajuda de Jesus e, logo após, anuncia ao povo a importante instrução: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. O bispo ressaltou que, assim como aconteceu em Caná, o Senhor deseja transformar a vida de todos, trazendo alegria, esperança e abundância. Ao final da celebração, o bispo suplicou que a Mãe Medianeira olhe por todos os filhos devotos que estiveram no Santuário, conforte seus corações, abençoe suas famílias e lhes conceda esperança em suas vidas.
“Vim buscar cura, nós fizemos promessa com a minha sobrinha que ela tinha leucemia, e a bênção da saúde, pra gente ter bastante saúde durante o ano todo. Foi muito crítico, tenho só ela de sobrinha e descobri que ela estava com leucemia de uma hora pra outra, mas graças a Deus ela está curada. Fizemos promessa para a Nossa Senhora Medianeira, procuramos vir nas Romarias para agradecer”, relatou a doméstica Ledir da Silva, de 49 anos, natural de Faxinal do Soturno.
Texto: Gabriela de Flores Neto (Jornalista Assecom UFN) com colaboração de Larissa Dutra (Pascom) Isaac Brum Dias (Estagiário de Jornalismo UFN)
Fotos: Guilherme Cezar (ASCOM)