
Ainda na tarde deste domingo de 82ª Romaria Estadual da Medianeira, os fiéis participaram do Terço Vocacional na Basílica da Medianeira. A celebração, que iniciou às 14h, foi presidida pelo Padre Maicon Marion e reuniu devotos vindos de diversas cidades do estado. Durante a devoção, cada dezena foi dedicada a uma vocação específica, convidando os participantes a rezarem com intenção e escuta atenta ao chamado divino.
De acordo com Maria Gabriella Glaeser, de 21 anos, “o evento é uma preparação para a Santa Missa e uma ótima oportunidade para que jovens e crianças tenham contato com as vocações, pois muitos desconhecem ou não pensam nessa opção. Essas ocasiões são importantes para a conscientização de jovens, crianças e pais, para que estes possam motivar seus filhos nos grupos de catequese, grupos de jovens e paróquias”. Ao ser questionada sobre o que mais colocou em oração, Maria Gabriella destacou a família. Estando em processo de formação para ser irmã, ela está se distanciando do seu núcleo familiar para ingressar na "família das irmãs". O pedido é para que Deus cuide e supra seu lugar em casa.
A primeira dezena foi rezada pelas vocações sacerdotais, pedindo que nunca faltem ministros dispostos a servir com entrega e amor ao altar. A segunda, pelas vocações religiosas, em súplica por homens e mulheres consagrados à vida de oração e serviço. A terceira dezena recordou as vocações matrimoniais, para que os casais testemunhem a fidelidade e o amor de Deus no cotidiano. A quarta foi dedicada às vocações leigas, lembrando que todo cristão é chamado a ser presença de Cristo no mundo. E a quinta, pelas vocações missionárias, para que o Evangelho continue a ser anunciado com coragem e esperança.
“O terço vocacional, é isso, para a gente cultivar ainda mais essa cultura vocacional, especialmente na nossa arquidiocese, rezarmos pelas vocações, pedimos ao senhor que continue a chamar jovens, crianças, para o seguimento de Jesus. Aqui, o Santuário Medianeira tem esse título também de Santuário Vocacional. Nesse sentido a gente buscou juntamente com a vida consagrada que estava aí, os seminaristas, os leigos, rezámos assim pelas vocações”, comentou o Padre Maicon Marion, animador vocacional da Arquidiocese de Santa Maria.
Texto: Gabriela de Flores Neto (Jornalista Assecom UFN) com colaboração de Isaac Brum Dias (Estagiário de Jornalismo UFN) e Luísa Alves (Pascom)
Fotos: Luísa Alves (Pascom)