
A Missa de Encerramento da Trezena Móvel da Medianeira foi realizada na noite de sexta-feira (07), na Basílica da Medianeira, marcando a abertura oficial da programação da 82ª Romaria Estadual da Medianeira. A 13ª Trezena Móvel chegou à Basílica após percorrer pelas Paróquias de Santa Maria, sendo recebida com expectativa pelos fiéis de diversas paróquias.
Presidida pelo arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, a Trezena Móvel trouxe a temática “A paz florescerá onde ela pousar os pés”, evidenciando a Mãe Medianeira como a Rainha da Paz.
Em sua homilia, o arcebispo refletiu: “Como falar de paz em um mundo em guerra? Há vales de lágrimas formados por quem foge da violência, por conflitos étnicos, por crimes de todo tipo”, evidenciando aos romeiros, que a luz, no entanto, vem de onde menos se espera: do ventre de uma mulher.
“A paz de Deus começa diferente dos palácios, ela vem do ventre de Maria.
Sua coroa não é feita de ouro, mas de gestos silenciosos, de braços que acolhem.
É Rainha porque se fez ponte e não muro.
É Rainha porque ofereceu a dor e não a vingança.
É Rainha porque, em vez de sentar-se no trono, ajoelhou-se diante da cruz.
Maria está nas guerras do mundo, mas não como quem combate, e sim como Mãe que chora com os filhos.”
A mensagem trouxe à reflexão sobre a busca da paz dentro dos lares, e o verdadeiro significado da paz, que não é ausência de problemas, mas a presença de Deus nas dores humanas: “E quanto tempo ainda temos para fazer a paz? A paz é agora. A paz começa com o perdão. Começa quando alguém, cansado de gritar, resolve rezar”, ressaltou o arcebispo.
O arcebispo lembrou que a paz começa com o perdão e a escuta: “Ela (a paz) se parece com Maria: entra devagar, fala com ternura e transforma a dor em dom. A Mãe Medianeira visita nossos lares e sussurra: ‘Não tenham medo, Deus está com vocês’. Dom Leomar convidou a todos a viver com mais leveza e a construir a paz no dia a dia.
Durante a celebração, o arcebispo saudou com carinho os jovens que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no domingo (9), e, ao final da missa, concedeu a bênção das canetas, pedindo a intercessão da Mãe Medianeira sobre cada um deles, além da bênção às crianças e aos jovens.
Os caminhos da Trezena de Móvel
A Trezena Móvel percorreu a Catedral Metropolitana, Paróquia Nossa Senhora das Dores, Paróquia da Ressurreição, Paróquia Nossa Senhora da Glória (Camobi), Paróquia Santa Catarina, Paróquia São José do Patrocínio, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Paróquia Santo Antônio do Patronato, Escola Marista Santa Marta, Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Tancredo Neves), Quase-paróquia São Francisco de Assis (Urlândia) e Universidade Franciscana (UFN).
Finalizando seu caminho na Basílica da Medianeira: “Nós começamos a Trezena na Catedral e concluímos na Basílica. Quando vi ela entrar eu pensei: ‘A mãe está em casa’, fizemos uma caminho bonito, dos últimos anos nunca vi tanta gente na Trezena. É sinal de que estamos crescendo no mais importante: na fé”, celebrou Dom Leomar.
Acompanhe a programação da Romaria
Com o tema “Sob o olhar da Medianeira, peregrinos de esperança”, a 82ª Romaria Estadual da Medianeira seguirá reunindo fiéis de sábado (8) a domingo (9), no Parque da Medianeira. Acompanhe a programação completa.
Texto: Renata Teixeira/ASSECOM UFN e Larissa Dutra/PASCOM
Imagens: Guilherme Cezar/ASCOM